
Amor, Fé e Caridade
YEMANJÁ
A senhora das águas salgadas, o maior domínio de nosso mundo, recebe muitos nomes: Dandalunda, Janaína, Marabô, Caiala, etc. É a Orixá mais difundida no Brasil, tem seu culto espalhado por diversas da costa marítima brasileira.
Muitos possuem um certo receio de Yemanjá, principalmente os marinheiros, pois dizem que o canto de Yemanjá hipnotiza os homens.
Juntamente com Oxum, forma a linha das águas, que essencialmente, realiza trabalhos de limpeza e purificação. Mas como seu domínio é imenso, muitas são as qualidades de Yemanjá.
A mãe de todos os Orixás, representa a figura materna no que diz respeito à proteção e até um certo ciúmes de seus filhos. Ela representa a geração em todos os seus sentidos. Enquanto Oxum desperta a fecundidade, Yemanjá sustenta a geração do novo ser no útero materno.
Como principal qualidade, Yemanjá empresta a seus filhos um sentimento de proteção familiar, apaziguador e calmo. Por esse motivo, Yemanjá também é conhecida como a protetora da família. E tal é sua importância na Umbanda, que ela é a única Orixá que possuí uma imagem própria, diferenciando-se dos demais Orixás que são cultuados através do sincretismo religioso.
Sincretismo: Nossa Senhora dos Navegantes
Dia da Semana: Sábado
Comemoração: 02 de fevereiro
Cor: Azul celestial, azul claro
Símbolo: Abebê (espelho enfeitado), lua minguante, peixes e conchas
Saudação: Odoyá, Odociabá